sábado, 10 de dezembro de 2022

O que é agressividade?

Atualmente, não usamos o termo Agressividade em Cães, dizemos REATIVIDADE, pois é uma reação a um estímulo. Entretanto, eu gosto de usar o termo "agressivo", pois tem um sentido cultural e uma melhor compreensão visual do que está acontecendo. É mais fácil eu falar agressivo e você automaticamente  imaginar um cão mordendo alguém do que eu falar reatividade e forçar você a ter que pensar em um estímulo que vai fazer seu cão reagir. Te dá o trabalho de pensar no estímulo e na reação. Acho que esse é meu trabalho como adestradora: exemplificar e aplicar conceitos. Seu trabalho é me falar o que você está vendo e o que está acontecendo em sua casa para que eu possa resolver o problema. 
Então, antes de falar sobre agressão, vou tentar definir este conceito dentro do que entendemos socialmente!

Definirei agressão como o momento que um cão morde alguém sentindo a emoção de raiva! Pode ser? Caso você tenha uma definição melhor, ou prefira outra definição, deixe nos comentários lá embaixo desse texto para que eu possa pensar de outra maneira. Enfim...
Entretanto, quando o o cão tem vontade de morder alguém, mas não está mordendo também exige uma definição. Sabe aquele cão que está muito nervoso, irritado, com raiva e demonstra isso rosnando, latindo, mostrando os dentes? Pois é, isso também exige uma definição, pois não é porque o cão não está mordendo alguém com raiva que não temos agressividade. Então, farei outra definição:
Cão agressivo é aquele que sente raiva ou medo e quer que um estímulo se afaste.

"...mas Sofia, isso não está bem definido." Meu bem, não posso definir muito o que o cão estará fazendo porque isso depende de cada caso e cada situação. Essa é a definição que eu uso na minha cabeça quando eu trabalho. Vou explicar para vocês a aplicação disso. 

Porque eu não uso a ideia de latir, morder, rosnar, mostrar os dentes para um cão agressivo? 
Porque as pessoas entendem isso como a definição de um cão agressivo e acham que, se o cão parar de latir, ele deixará de ser agressivo e isso não é verdade. Latir, rosnar e mostrar os dentes é uma forma de mostrar para você que ele não está gostando do que está acontecendo. Se você chamar um adestrador para que, diretamente, ele faça seu cão deixar de ter esses comportamentos, ele não estará resolvendo o problema, apenas camuflando-o. O cão continuará incomodado com o estímulo, mas não poderá demonstrar sua insatisfação com a situação. Muitas vezes, se tornando um cão classificado como medroso, mas dependendo do nível de estresse que ele estiver, ele vai morder "do nada". Nesse caso, serão muitas mordidas, rápido, em vários lugares diferentes. Morde, solta, morde, solta.... movimentando a cabeça de um lado para o outro, em desespero.
Vocês entendem que dessa forma, a ocorrência de "agressão" como definimos não depende se um cão ser considerado agressivo? E eu, particularmente, acho mais perigoso um cão medroso do que um cão agressivo que demonstra sinais de insatisfação. Pois quando ele demonstra, você pode prever a mordida e evitar a agressão. O cão se comunica, antecipando a mordida. Quando o cão não se comunica, fica difícil anteciparmos a mordida e não nos protegemos.

Entretanto, existe um grande problema na minha definição de cão agressivo: raiva e medo são emoções e não podemos ver emoções. É possível ver comportamentos e estados físicos dos cães que nos indiquem o estado emocional do cão e é com isso que eu trabalho!
Um cão que movimenta o corpo com fluidez, que o corpo se move livremente como uma onda, que a respiração harmoniza com o resto do corpo, o rabo abana desordenadamente, a musculatura toda relaxada e que a boca se abre indo com o cantinho para trás, a língua fica relaxada e sai da boca e o cachorro arfa... eu diria que isso é um cão que sente a emoção de felicidade
Entretanto, se um cão paralisa e fica imóvel: quase não podemos perceber a respiração dele, a musculatura está rígida, orelhas e rabo imóveis, boca fechada, olhos bem abertos... esse cão está tendo uma descarga de adrenalina, podendo morder alguém nos próximos 2 segundos sem nenhum aviso
...mas se ele estava feliz, brincando e fizer essa paralisada, ele só está esperando você ou o outro cão reagir e não é agressivo. Ou seja, tudo depende do contexto. 

Se um cão late com as patas de trás mais para trás, ele está preparado para correr, não para morder.
Se um cão rosna indo para cima de você, é bom você se afastar para ele não precisar morder. Ensinar que basta rosnar para afastar o estímulo desagradável é melhor do que o cão precisar morder. 

Todo cão que morde é agressivo?
Não mesmo! A boca é a parte do cachorro que ele usa para pegar as coisas. Então, se você está andando no jardim e ele chega todo feliz mordendo sua mão, pode ser uma forma de pegar em você. O mesmo se você estiver no sofá e ele ficar tentando morder sua mão. Nesse caso, pegue um brinquedo e direcione a mordida para o brinquedo.
Um outro contexto é: Um cão de menos de 5 meses que morde faz isso porque os dentes estão crescendo e está coçando, então não tem emoção de raiva. Entretanto, podemos encontrar cães agressivos com menos de 5 meses. Tá vendo que nada é tão simples?

Tá, Sofia, mas você é adestradora. O que eu posso fazer para resolver a agressividade do meu cão agressivo? Primeiro: veja o contexto. Tente entender o que está incomodando seu cão. Quando ele demonstrar insatisfação com algo, quando ele estiver inseguro, com medo ou com raiva, retire o estímulo desagradável! Ajude ele a se sentir mais seguro! Respeite a emoção dele! Evite falar e veja o que o seu corpo demonstra para ele, tente ficar tranquila. Se precisar de ajuda, entre em contato comigo (61) 98451-0790 , pois agressão é coisa séria e muitas vezes não podemos resolver sozinhos.

O mais importante, não brigue com ele quando ele demonstrar insatisfação com algo, se ele está nervoso ou com medo, vai ficar ainda mais quando você brigar.

Trabalho resolvendo cães agressivos há mais de 9 anos. Nesse tempo mudei completamente minha forma de trabalho, mas vocês podem conhecer os casos da Mel e da Gucci.


Yorkshire: Mel - Caso de Agressividade (Parte 1/3)

Embora não exista uma raça agressiva, antigamente eu recebia muitos casos de Yorkshires agressivos para resolver. Depois começaram mais lhasa apso. Isso acontece porque são cães pequenos que se sentem vulveráveis. Também tem a questão de serem cães da "moda" e a frequência dessas raças ser maior na população. Também já adestrei dois Schnauzers agressivos que foram bem difíceis de resolver, pois são cães muito autoritários.
Temos cães "vira-latas"/SRD (sem raça definida) que foram resgatados e sofreram muito na rua, então ficam agressivos para se proteger. Entretanto, quando conseguimos resolver essa agressão, vemos a diferença que fizemos na vida daquele animal que sofreu tanto. Além disso, ele se torna o melhor cão de guarda. Esse é o exemplo da minha cadela, Bombom. 

Qual é o melhor cão para guarda e proteção?

Enfim, o mais importante é que seu cão seja feliz. Fiquem com uma foto da minha Bombonzinha com um sorriso de orelha a orelha. 
-Mãe, eu amo passear! kkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário