sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Cachorro Agressivo no Final do Ano

Fim de ano ficamos mais estressados com finalização de prazos e projetos. 
Dezembro é um mês mais curto do ano! ...mas Sofia, dezembro tem 31 dias! Pois é, mas temos muitas coisas para fazer! Profissionalmente precisamos finalizar o ano, pessoalmente queremos atingir metas e socialmente já não podemos procrastinar o encontro com pessoas importantes de nossas vidas. Resumindo: precisamos cumprir os prazos do trabalho e ainda ter tempo para as confraternizações.  Concordam que temos pouco tempo?
Além disso, ficamos mais estressados por termos pouco dinheiro para pagar contas, comprar presentes, comprar comidas de natal e ainda queremos dinheiro para viajar em janeiro. Nossa, que desespero!

Entretanto, acredito que o maior estresse, que mais ocupa nossa mente é o do trabalho:
Professores ficam estressados por ter que corrigir provas, fechar diários e participar de conselhos de classe. Alunos ficam tensos pelo medo de reprovar e nervosos com a recuperação. Quem trabalha com vendas fica nervoso pela pressão de bater metas. Enfim, cada um pode refletir sobre o seu...

...mas Sofia, você é adestradora! O que isso tem a ver com meu cachorro? Meu estresse é na rua, no trabalho! 
kkk Quem dera as coisas fossem tão simples assim! Todo esse estresse do trabalho, da rua, das contas para pagar e coisas a resolver vão com você para sua casa! Em casa você acaba ficando ainda mais ansiosa, pois é quando você para para pensar em tudo que ainda precisa fazer e todas as coisas que tem para resolver. É quando bate o medo de não dar certo e a insegurança de não conseguir dar conta de tudo. Desta forma, você leva todo esse estresse e ansiedade para seu cachorro!

Imagine que você entra em uma sala que estão todas as pessoas tensas, preocupadas, ansiosas. Tente ficar tranquila! Não dá!!! Somos seres sociais, a emoção das pessoas à nossa volta nos afetam! A psicologia social tem muitos estudos sobre isso e muitas pesquisas são feitas para melhor compreender melhor esse processo. Entretanto, a biologia explica isso muito fácil: estar em alerta quando o grupo está em alerta é altamente adaptativo. Em grupo aumentamos nossa chance de sobrevivência por podermos nos unir contra algo que pode nos matar. Se existe um perigo e não o percebemos, podemos morrer. A Seleção Natural de Charles Darwin explica que características adaptativas aumentam a chance de sobrevivência e reprodução... eu poderia fazer milhares de postagens sobre isso, mas não é o foco agora. Então, entenda que assim como tendemos a absorver emoções de stress do ambiente, os cães também acompanham nosso estado de stress, nervosismo e ansiedade.

Os cães convivem com humanos há bem mais de 4 mil anos, essa interação próxima gerou um processo de coevolução entre cães e humanos. Caso você tenha interesse sobre isso, recomendo o seguinte artigo de revisão científica escrito por Jaime Chambers, Marsha B. Quinlan, Alexis Evans, Robert J. Quinlan em 2020: "Dog-Human Coevolution: Cross-Cultural Analysis of Multiple Hypotheses" (https://bioone.org/journals/journal-of-ethnobiology/volume-40/issue-4/0278-0771-40.4.414/Dog-Human-Coevolution-Cross-Cultural-Analysis-of-Multiple-Hypotheses/10.2993/0278-0771-40.4.414.full)

Agora vamos, finalmente, para resposta do nosso enigma! 
Porque o cachorro pode ficar agressivo no fim do ano?

A questão é que quando você está estressada, seu cão também fica estressado! 
Se você está nervoso/irritado/agressivo, ele pode ficar com medo! Estando com medo, ele pode te atacar para se proteger!
Se você está com medo, ele vai querer te proteger!!! Podendo atacar qualquer um que se aproxime de você!

Seu medo pode ser de não dar conta de fazer tudo que precisa no fim do ano ou medo de encontrar sua família no natal, medo de levar bronca, medo de fazer tudo errado. Esse medo é uma emoção que você sente e muitas vezes nem percebe ou não admite sentir, achando que está apenas no campo das ideias. Entretanto, medo é uma emoção que tem resposta fisiológica: vários hormônios (como o cortisol e a adrenalina) são produzidos em seu corpo como consequência dessa emoção. Acontece que resquícios desses hormônios são liberados no suor (https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/07/25/cientistas-criam-dispositivo-que-mede-cortisol-no-organismo.htm) e cães conseguem sentir o cheiro do cortisol (https://wagwalking.com/sense/can-dogs-smell-cortisol) em urina e em nossa respiração. Se você achou isso bizarro, saiba que cães estão até sendo usados em laboratórios para identificar câncer, por conseguirem perceber o cheiro de substancias químicas liberadas por nosso corpo. Veja abaixo 2 artigos que falam sobre isso:

"Olfactory Detection of Prostate Cancer by Dogs Sniffing Urine: A Step Forward in Early Diagnosis" (2011) Autores: Jean-Nicolas Cornu, Géraldine Cancel-Tassin, Valérie Ondet, Caroline Girardet, Olivier Cussenot.

"Can dogs smell lung cancer? First study using exhaled breath and urine screening in unselected patients with suspected lung cancer" (2013) Autores: Tore Amundsen, Stein Sundstrøm, Turid Buvik, Odrun Arna Gederaas & Rune Haaverstad (https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/0284186X.2013.819996)

Se fosse só isso, ainda estaria tudo bem... mas tem outra coisa que os cães percebem: sua tensão muscular!

A função desses hormônios é alterar o funcionamento do seu corpo. Ou seja, esses hormônios alteram sua frequência respiratória, seus batimentos cardíacos. Então, além do cão sentir o cheiro do medo, ele ouve o medo por meio dos seus batimentos cardíacos e do som da sua respiração, mas principalmente, vê seu corpo pelo movimento da sua caixa torácica respirando e observa a tensão muscular do seu corpo. Assim, o que você acha que pode esconder de pessoas, você grita para seu cão!

A comunicação do cão com você é não verbal!!! Ele usa todos esses sentidos para saber seu estado emocional! 

Então, seu cão funciona como um alerta do seu estado emocional! Se ele está estressado no fim do ano, você está uma bomba relógio prestes a explodir. Se você não parar, seu corpo vai te fazer parar. Você vai adoecer! 

Opa! Agora chegamos na parte que você acha que não tem solução! Entretanto, é exatamente o contrário! Encontramos a solução para a causa do problema desses cão agressivo por esse motivo nessa situação!!!
Então, como resolvo isso tudo, Sofia? Como resolvo meu estresse e a agressividade do meu cão?

Se respeite, se valorize, não procrastine as coisas que você gosta de fazer, lembre-se de te proporcionar momentos de felicidade, preste atenção no que está acontecendo no seu corpo! Tente perceber seu funcionamento fisiológico! Pare de ficar ignorando seu corpo, sua vida e as coisas que são realmente importantes para você! 

Seja feliz e faça seu cão feliz!

Vai ficar tudo bem... e se precisar de ajuda, me chame! 
Esse tipo de problema pode ser resolvido tranquilamente por consultoria online se você não morar em Brasília. Na consultoria faço uma análise personalizada do seu cão e do ambiente que ele vive para poder montar um plano de trabalho que resolva o problema. Então, se precisar, entre em contato via WhatsApp: (61) 98451-0790

Feliz Natal!

Ps: Nem falei do stress associado ao barulho dos fogos de artifício que está em outra postagem, pois aí seria agressividade por medo! 

Cães e fogos: Copa do Mundo, Natal, Reveillon, trovões: como proteger meu cão de barulhos? 9 dicas para fazer agora!

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada!!! É difícil dar dicas sobre agresaão porque são muitos contextos... mas definindo bem o contexto, acho que onsegui ser capaz de dar algumas dicas.
      Há 10 anos penso em fazer uma postagem que fale explique bem sobre cães agressivos, mas eu nunca tinha conseguido um bom contexto para explicar. Acho que esse exemplo ficou legal. Já escrevi outra postagem sobre cães agressivos e postarei amanhã.

      Excluir
  2. Muito bom! Com embasamento científico e na psicologia social!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vou tentar a partir de agora sempre fazer postagens citando artigos científicos para embasar o que eu escrevo. Eu quase mudei o foco da postagem no meio porque quando começo a falar de psicologia social, tenho vontade de explicar as teorias, mas resolvi não desviar tanto o foco, mas pretendo fazer uma postagem específica sobre alguma teorias incríveis que explicam melhor essa relações sociais humanas, mas que vejo na prática que pode ser erfeitamente usada para explicar interações com cães.

      Excluir
  3. Estou vivendo isso e não sabia que podia trazer tanto prejuízo à saúde física e mental do meu cão que cuido com muito amor. Com sua consultoria entendo agora o que fazer pra mudar isso. Parabéns pelo trabalho com embasamento científico e mais ainda com amor e dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, essa postagem foi em homenagem à consultoria que fiz para você esta semana. Foi um grande prazer te conhecer. Desejo tudo de melhor para vocês. Grande beijo.

      Excluir
  4. Uau! Quanta informação nova para mim! Muito instrutivo o texto. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Daniela. Esse era o objetivo: instruir. Se quiser pedir algum tema, fique à vontade que faço mais postagens.

      Excluir
  5. Realmente, a rotina da família e o humor do dono influencia muito no humor do bichinho...gostei das informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não temos noção de como nossas emoções afetam os cães. Principalmente porque não somos acostumados a perceber nossas emoções. Lembra aquela reunião pedagógica que fizemos uma dinâmica com cartas para definirmos as emoções e os sentimentos que sentimos? Embora existam 5 emoções básicas (felicidade, tristeza, raiva, nojo, medo), existem muitas outras que não somos acostumados a definir. Nos conhecendo, podemos entender melhor os bichinhos...

      Excluir
  6. Gostei demais. Isso se aplica a gatos também?! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Gatos são muito sensíveis. Quando estamos doentes ou com cólica, eles tendem a ficar próximos e rononam, produzindo uma frequência que nos acalma. Nossa emoção de estresse e ansiedade pode realmente incomodar os gatos, pois eles sentem o perigo com maior intensidade que cães. São animais mais sensíveis.

      Excluir
  7. Muito pertinente e esclarecedor! Sou marinheira de primeira cachorra, que é muito elétrica e pouco obediente. Vendo pelo lado dela... meu nível de cortisol anda mesmo alto. Faz muito sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandrs. Muito obrigada por comentar nessa postagem. O seu caso me parece bem diferente do contexto dessa postagem. Você disse que sua cadela é "elétrica e pouco obediente", com esses termos me vem uma cadela com até 2 anos de médio porte. Entretanto, também pode ser até um ano de pequeno porte ou uma adulta com alto grau de agitação. Dependendo de como ela for, a interpretação do caso pode ser bem diferente. Entretanto, quando você diz que se sente "marinheira de primeira cachorra", me vem à cabeça que é uma filhote mesmo. Nesse caso, o contexto é completamente diferente e a situação é bem mais simples do que esses casos de agressividade.

      Excluir
    2. Como você tem uma cadela agitada, a interpretação seria a seguinte: dezembro é um mês curto, você tem muitas demandas e pouco tempo para interagir com ela. Como ela tem muita energia, esta energia se acumula e ela fica ainda mais agitada. Quando você está muito ocupada, nem olha para ela, então, ela tem que fazer algo que chame sua atenção e pode destruir sua casa para isso. Quando você vê algo destruído, "precisa resolver isso" e dá atenção para ela, fala com ela (mesmo que brigando) e acaba ensinando a ela que basta destruir algo que você olhará para ela. Isso vira um ciclo vicioso. Além disso, sua agitação em casa para resolver tudo que precisa resolver no fim do ano faz ela ficar agitada também. Então, é normal ela aumentar a agitação nesse período.
      Não é que o seu cortisol aumentado não tenha influência no estado emocional dela. Ela sente isso, mas se importa menos que um cachorro agressivo, pois isso não afeta tanto a vida dela, ela não tem um gatinho de vida ou morte por se sentir em um ambiente perigoso. No seu caso, é como se você entrasse em um ônibus e visse uma pessoa bem irritada ou nervosa com alguma coisa... aquilo te incomoda, mas como é um desconhecido, não te incomoda tanto quanto se fosse alguém da sua casa. Então, você só tenta se focar em resolver suas coisas ou se distrair daquele estímulo. Desta forma, quando você está estressada, seu cão tenta se distrair com outras coisas para isso afetar menos a ele, então ele coooooooorre, briiiiinca e tenta gastar a energia dele sozinho já que você não dá atenção para ele.
      Então como resolver isso, Sofia? Olha, é simples, mas não é fácil! Risos. Você tem que parar sua vida e brincar com ele!!! Fará muito bem a vocês dois. Reduzirá seu nível de estresse e funcionará como uma meditação, melhorando sua qualidade de vida. E ele terá a atenção dele, reduzindo a agitação e ele não precisará destruir sua casa, nem te irritar para conseguir um olhar e algumas palavras..... podendo ter você exclusivamente para ele em um momento de diversão e não de irritação. 5 minutos de brincadeira pode mudar a vida de vocês dois. Experimente! Ao fim, ambos estarão felizes e com melhor qualidade de vida.

      Excluir
  8. Muito boa percepção da realidade, da ligação pessoa-cão e sociedade. Gostei do artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanner, só tenho a agradecer seu interesse em meu conteúdo. Você me ensinou muito como orientador. Fico muito feliz que você esteja gostando das minhas contribuições para o conhecimento popular sobre o mundo canino. Espero conseguir melhorar cada dia mais essas postagens, inserindo referências científicas de forma leve, mas que democratize a academia (dentro de suas limitações, claro). Tenho uma abordagem que mistura a biologia com a psicologia social, fico muito feliz que tenhas gostado. Grande abraço.

      Excluir