quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Cães e fogos: Copa do Mundo, Natal, Reveillon, trovões: como proteger meu cão de barulhos? 9 dicas para fazer agora!

 Hoje é a Estreia do Brasil na Copa do Mundo! Inevitavelmente teremos muitos fogos, rojões, foguetes, bombinhas, vuvuzelas, cornetas, tambores, música alta, festa e toda uma barulhada que deixa alguns cachorros desesperados! Se fosse só na copa do mundo, estava tudo bem, seria de 4 em quatro anos. Entretanto, estes fogos voltarão no Reveillon que acontece toda virada de ano. Algumas pessoas também soltam fogos no Natal... então, este próximo mês está fadados a muito barulho. E para piorar ainda temos chuvas com raios, relâmpagos, trovões e às vezes até chuva de granizo.

Mas o que fazer com meu cão que entra em desespero? Bom, uma das postagens mais famosas desse blog é exatamente sobre esse assunto: 

Fogos de artifícios X cães: como amenizar o medo dos cães? Saiba como reduzir pânico de barulhos. (https://adestradorasofia.blogspot.com/2013/12/fogos-de-artificios-x-caes-como.html) Entretanto, é uma postagem de 27 de dezembro de 2013. Risos.

Vamos atualizá-la e parar de enrolar: te darei orientações sobre o que fazer HOJE para acalmar seu bichinho.

1º: O som é uma onda que se move em forma de energia dentro da matéria. A primeira coisa que você deve fazer é PENSAR em uma forma de proteger seu cão desse barulho. Se ele quer se esconder dentro de casa, embaixo da cama: DEIXE! Lá ele vai se sentir protegido. 
Entretanto, o som faz a terra tremer, então, coloque um cobertor no chão para ele deitar em cima e diminuir a percepção tátil do som pelo chão vibrando.

2º O som reverbera nas paredes da sua casa. Ou seja, ele bate na parede e vem para seu cão de todos os lados. Se você tiver um quarto com mais armários poderá oferecer um ambiente com maior proteção acústica para seu cão, como se fosse um quarto com isolamento acústico. 

3º. Nessas condições, muitas vezes, você pode perceber que o melhor lugar para reduzir o barulho para ele, seria no seu quarto, pois o guarda-roupa funciona como uma parede de isolamento acústico e sua cama tem o isolamento tátil para ele. Se você for colocá-lo em cima da sua cama, recomendo que coloque uma tapete higiênico ou uma toalha por baixo dele, pois qualquer animal sofrendo muito stress pode fazer xixi como uma resposta fisiológica à estresse extremo. Então, melhor se prevenir do que passar raiva depois.

4º. Se seu cão estiver tentando se esconder, buscar uma "toca", você pode improvisar uma toca com travesseiros ou almofadas. O tecido ajuda a amortecer a chegada do som. Entretanto, cuidado para ele não ficar assustado ou se sentir mais acuado e tentar morder. Sempre sinta seu cão, veja como ele reage. A ideia é deixá-lo o menos desconfortável possível. Cães com medo podem morder para tentar se proteger. Cuidado! Evite chegar seu rosto perto deles, mesmo sendo seu cão dócil, ele pode assustar e morder sem querer!

5º Tente ficar calmo, o seu estado emocional influencia no estado emocional do seu cão. Se você conseguir se manter tranquilo, ele perceberá isso. Entretanto, evite falar com ele. A comunicação corporal é muito mais forte do que qualquer coisa que você falar para ele. Geralmente, quando você fala, você acredita no poder das suas palavras, mas seu corpo evidencia ao cão o quanto você está ansioso, desesperado e com medo que algo aconteça com ele. Então, o melhor que você pode fazer é tentar se manter calmo perto dele. O resto é mágica, pois ele pode ir se acalmando de perceber que você está verdadeiramente tranquilo.

6º. Se é um cão de casa/lote/chácara, verifique toda a cerca, portão e saídas. Recomendo, se possível, deixar o cão dentro de casa. Nesse fim de ano temos muitos cães que se perdem fugindo por medo de fogos. Eles cavam buracos, abrem buraco na cerca e fogem buscando um lugar seguro, mas nesse desespero correm "como se não houvesse amanhã", se enfiam em buracos e acabam se perdendo.

7º. Se possível, AGORA, ligue um som alto, deixe a casa barulhenta e brinque com ele!!! Feliz! Antes de todo o caos! Quando estamos em um ambiente silencioso, nosso ouvido está aberto e sensível para qualquer pequeno ruído. Se você ouvir um barulho alto com o ouvido dessa forma, o barulho vai ser ensurdecedor. Agora, se você estiver em um show com música alta e ocorrerem fogos ou até uma microfonia chata, o barulho não será tão ruim assim. Fazendo barulhos altos antes dos fogos, você ajudará seu cão a estar com o ouvido um pouco mais protegido na hora dos fogos.

8º. Nesse momento que teremos muito barulho, principalmente devido aos fogos, mas também por estarmos em um período chuvoso com trovões e relâmpagos: faça dessensibilização com seu cão! Acostume ele a ouvir barulhos mais altos, faça com que ele se acostume com sons cada vez mais altos, vá aumentando o volume gradativamente, sem assustá-lo. Todos os dias, várias vezes ao dia. Será um trabalho melhor do que qualquer adestrador poderá fazer, pois será constante, diário e cotidiano. Vá de barulhos mais baixos, como chocalhos de Yakult com arroz até chegar na lata com moedas e por último apito de festa de criança ou até bombinhas. Lembrando que a ideia é acostumar seu cão, se você fizer chocalho em um dia e na semana seguinte soltar uma bombinha, seu cão vai assustar e você perderá todo o trabalho que você fez, assustando seu cão cada vez mais. O segredo para a dessensibilização é acostumar seu cão gradativamente, bem lento, com barulhos mais diversos ou mais altos, sempre com o objetivo de ele não assustar. Se ele assustou um pouquinho, volte para os barulhos que ele estiver acostumado. E se possível, associe esses barulhos a brincadeiras! Assim, ele pode associar que o barulho é uma coisa boa, divertida. Ps: Eu não associo petisco/comida como recompensa a barulho porque em stress o corpo do cão funciona diferente, então, geralmente ele nem vai querer comer e se quiser, pode passar mal por não estar fisiologicamente com o corpo preparado para comer. 

9º. Nunca prenda seu animal com guia e corrente durante os fogos, pois são grandes as chances de morte por enforcamento.

Informações adicionais: 
Antes de ficar com raiva de quem solta fogos, lembre que isso é um hábito que faz parte da cultura brasileira. Já fui passar a virada do ano na Irlanda e achei que seria maravilhoso passar a meia noite na fábrica da Guinness, com vista da cidade toda. Essa foi uma das maiores decepções da minha vida: na Irlanda é proibido soltar fogos. Pudemos ver um ou dois, isolados em Dublin. Então, desci para a cidade e a festa de Reveillon durou até 2h da manhã e todos foram dormir. Não foi nada legal. Temos que valorizar nossa cultura de festas e entender que se não fossem os fogos, seriam fenômenos naturais como chuvas com trovões e relâmpagos. Precisamos dessensibilizar nossos cães para que eles não se assustem com barulhos.
 
Entretanto, estamos ficando mais civilizados. Hoje, já temos um projeto de lei Lei 6881/17 que prevê a proibição de fogos com estampidos. Isso devido aos danos aos animais e também às pessoas autistas que muitas vezes ficam desnorteadas com os fogos. (https://www.camara.leg.br/noticias/554562-meio-ambiente-aprova-proibicao-de-fogos-de-artificio-com-estouro/)

Achei a justificativa bem bonita e bem amparada, entretanto, é só um Projeto de Lei, precisamos lutar para que essa lei seja aprovada, pois só a existência desta já mudou a comercialização de fogos, pois agora já estão disponíveis vários modelos sem barulho.
-------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO DE LEI N.º 6.881, DE 2017
Proíbe o uso de fogos de artifício com estampido.
 
O Congresso Nacional decreta: 
Art. 1º Fica proibido o uso de fogos de artifício que causem poluição sonora, como estouros e estampidos. 
Parágrafo único. A proibição à qual se refere este artigo estende-se a todo o território nacional, em recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e locais privados. 

Art. 2º A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 passa a vigorar acrescida do seguinte art. 56-A: “Art. 56-A Utilizar fogos de artifício que causem poluição sonora, como estouros e estampidos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Parágrafo único. A pena será aplicada em dobro em caso de reincidência. ” Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. 

JUSTIFICAÇÃO A queima de fogos de artifício causa traumas irreversíveis aos animais, especialmente aqueles dotados de sensibilidade auditiva. Em alguns casos, os cães se debatem presos às coleiras até a morte por asfixia. Os gatos sofrem severas alterações cardíacas com as explosões e os pássaros têm a saúde muito afetada. Dezenas de mortes, enforcamentos em coleiras, fugas desesperadas, quedas de janelas, automutilação, distúrbios digestivos, acontecem na passagem do ano, porque o barulho excessivo para os cães é insuportável, muitas vezes enlouquecedor. Os cães que não estão habituados ao barulho ou sons intensos geralmente reagem mal aos fogos de artifício. Alguns cães mostram-se incomodados, mas outros podem mesmo desenvolver fobias e entrar em pânico. Além de trazerem riscos aos animais, que são reféns do uso dos fogos, estes artefatos podem causar danos irreversíveis às pessoas que os manipulam. 
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, nos últimos vinte anos, foram registrados 122 óbitos por acidentes com fogos de artifício, sendo que 23,8% dos acidentados eram menores de 18 anos. Os casos de acidentes triplicam no período dos festejos católicos, no mês de junho, sendo a Bahia o estado com maior número de casos, seguido por São Paulo e Minas Gerais. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 7000 pessoas, nos últimos anos, sofreram lesões em resultado ao uso de fogos. Os atendimentos hospitalares decorrentes dividem-se da seguinte forma: 70% provocados por queimaduras, 20% por lesões com lacerações e cortes; e 10% por amputações de membros superiores, lesões de córnea, perda de visão, lesões do pavilhão auditivo e até perda de audição.

Fonte da imagem:
https://www.argosy.com.br/noticias/224/sete-causas-do-zumbido-no-ouvido

Nenhum comentário:

Postar um comentário