terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Meu cachorro não pode comer SÓ RAÇÃO! (Maria, mãe do Blake e da Clara)

Eu tenho dois cães Whippet e dava comida para eles: carninha ou franguinho todo dia de manhã e à noite ração. Isso começou a virar uma tortura, porque eu acordava 5:30 da manhã para ir pro trabalho e eu tinha que levantar mais cedo para dar a comida do cachorro, esperar ele comer e às vezes no dia anterior, eu estava cansada e, já deitada, lembrava que havia esquecido de fazer a comida do cachorro. Então, eu ia para a cozinha meia noite para acordar às cinco e meia para dar a comida para o cachorro de manhã. Isso todos os dias. Depois o meu filho trouxe outro cachorrinho (blue heeler) e passaram a três cachorrinhos comerem comida de manhã. Eu comecei a comprar muita carne e frango e começou a pesar muito no meu bolso e eu tinha dificuldade em deixar de dar a comida, pois desde criança eu via a minha mãe dando comida para os cachorros. Então, eu continuei com esse hábito que (era uma doença), que era muito difícil, porque o problema era mais meu do que dos cachorros e eu precisava parar de dar essa comida, porque estava muito cansativo e muito gasto. 
Então, eu pedi ajuda para a Sofia, que fez um trabalho comigo e foi rápido. Inacreditável! Eu parei de dar a comida em menos de um mês, eu consegui acertar a minha vida. E os cachorrinhos ficaram bem.  No início foi muito triste, porque eles me olhavam e viam um prato de ração, e não da comidinha. E eu eu chegava a chorar, saía da cozinha para chorar no banheiro... mas eu consegui com a ajuda da Sofia. Hoje eles estão comendo ração de manhã no lugar da comida e a noite ração também. Graças à Sofia, ao trabalho dela e à minha determinação também.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Análise da Adestradora Sofia
A Maria é uma grande amiga da minha mãe. Uma pessoa extremamente importante na minha vida, pois faz muito bem para a minha mãe e é apaixonada por cães. Adotou o Blake (whippet) adulto, pois o antigo pai humano que era vizinho dela e parecia não gostar muito dele, pois o deixava trancado em um espaço pequeno sem atenção. Então, a Maria conversou com antigo pai para que o Blake pudesse dormir na casa dela a noite e ele aceitou desde que ela devolvesse o cão todo dia de manhã. Esse combinado foi posto em prática até o momento em que esse vizinho resolveu subir um muro impedindo que o Blake fosse dormir com a Maria. Percebendo a tristeza do cão, Maria foi atrás da mulher que havia doado o whippet para o vizinho e ao perceber os maus tratos, a criadora pegou o cão de volta. Entretanto na casa dela já tinham muitos cães e ela acabou doando o Blake para a Maria, que apesar de não conhecer a raça, já havia se apaixonado pelo Blake. E o amor era recíproco.
Acontece que Maria se aposentou e passou a não ter mais que sair de casa com tanta frequência. Em um belo dia, ela se percebeu saindo de casa e dirigindo vários quilômetros para comprar carne para o cachorro. Foi aí que ela começou a perceber que esse hábito não estava lhe fazendo bem. 
Esta ideia se reforçou quando um dia ela viajou com a minha mãe e com o Blake. Então, elas foram jantar e a Maria pediu um prato a la carte no restaurante para o cachorro poder comer o franguinho dele. Foi aí que ela percebeu que já não dava mais para continuar dando carne para cachorro e ela precisava fazer algo em relação a isso e veio me procurar profissionalmente dizendo que ela estava "doente". Ela é muito engraçada e nos divertimos com ela contando o que estava acontecendo, pois ao contar o problema, Maria evidenciou a necessidade de mudança. 
A grande questão é que ela tinha medo que eles sentissem falta da comida e não sabia como retirar a carne. Ela estava com o coração apreensivo, mas esse hábito estava ficando muito caro e agora ela já estava com dois cães: o Blake e a Clara (uma outra whippet doada de uma casa que tinha muitos cães e não sobrava carinho para ela). 
Conversei com ela, entendendo todas as aflições, medos e angústias. Orientei à distância (via telefonema e mensagens de WhatsApp) que ela seguisse um protocolo para parar de dar a comida para eles. Para minha surpresa, ela conseguiu parar de dar comida para eles em menos de 1 mês e ficou super feliz com o resultados. Os cães não sentiram tanto a falta da comida e acho que em menos de uma semana começaram a comer só ração.
Fiquei super orgulhosa da Maria.

"Força de vontade e motivação dos pais humanos são o grande segredo 
para o sucesso na mudança de um comportamento de um filho canino." Sofia Bethlem

Nenhum comentário:

Postar um comentário