sábado, 9 de março de 2019

Mulheres Adestradoras de cães

Mulheres adestradoras tendem a ser mais carinhosas, compreensivas e dedicadas a aprender boas técnicas de adestramento. Isso acontece porque não fomos ensinadas a sermos agressivas para resolver problemas, não fomos ensinadas a lutar em nossas bricadeiras... Fomos ensinadas a cuidar, a entender.

Esta criação machista (que trata meninos e meninas de forma desigual) favoreceu que no meio do adestramento as mulheres pesquisem por técnicas menos agressivas e que busquem soluções por meio da compreensão do comportamento canino.

Esta minha teoria foi comprovada empiricamente em diversos cursos. Em cursos que ensinam técnicas mais agressivas observa-se maior quantidade de homens participantes. Em cursos com alta carga teórica e técnica observa-se maior quantidade de mulheres. E quando digo "maior", quero dizer acima de 80%.

Em Brasília, não posso indicar nenhum adestrador homem, pois todos que conheço usam técnicas com estímulos aversivos (fazem o adestramento com coisas que o cão não gosta).
O oposto acontece com as mulheres adestradoras que conheço, pois sei que várias delas fazem uso de técnicas baseadas em recompensas para o cão, ou seja, ensinam o cão fazendo-o trabalhar a mente para conseguir coisas que eles gostam, seja usando a técnica de clicker, seja no que é amplamente chamado "adestramento positivo".

Parabéns a todas estas adestradoras que possibilitam uma nova visão diferenciada de adestramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário