terça-feira, 26 de julho de 2016

Adestramento de filhotes 1: xixi e cocô no lugar errado (não compre, adote)

Um dos temas mais procurados pelos clientes de adestramento é o adestramento de filhotes. Por este motivo resolvi fazer um vídeo sobre adestramento de filhotes. Este é o primeiro de muitos, pois existem muitos detalhes a serem falados e mostrados, mas acho que este vídeo já vai ajudar a muitas pessoas. Os temas abordados são xixi e cocô no "lugar errado", latidos,  mordidas e destruições. Para evitar problemas, nunca brigue com o seu cão, pense na causa do comportamento e resolva o problema. Não brigue, brigar e usar punições pode fazer o seu cão ser um cachorro medroso, traumatizado ou agressivo.

*Regra geral para resolver o xixi e cocô no lugar errado: o cão não costuma fazer xixi nem cocô aonde ele come dorme e interage.
*Tenha sempre um lugar para ele fazer xixi e cocô a cada cômodo.
*Nunca brigue quando o seu cão fizer cocô no "lugar errado", recompense quando ele fizer no lugar certo. Se você brigar, ele pode começar a querer esconder o cocô embaixo dos móveis ou dentro dele (comendo as fezes). Não sei exatamente porque, mas shih tzu tem maior frequência no comportamento de comer as fezes. Então, nunca brigue com ele para evitar este problema.

*Ajude seu cão na dificuldade dele: se ele está com os dentes crescendo, vai coçar e ele vai te morder e destruir objetos na tentativa de coçar a gengiva, facilitar o crescimento dos dentes de leite, amolecer os dentes de leite e facilitar o crescimento dos dentes permanentes. Assim, você pode usar uma escova de dente de cachorro para ajudar seu cão com este incômodo, escovando os dentes dele todos os dias.
*Faça brincadeira de cabo de guerra com o seu cão, mantendo a corda ou o brinquedo sempre tensionado.
*Faça comandos de adestramento (senta, aqui, deita, gira...) para trabalhar a mente do seu cão.
*Exercite o corpo do seu cão com passeios diários de pelo menos 15 minutos, com a guia relaxada.
*Se ele pegar um objeto para destruir, nunca corra atrás dele, pois ele entenderá que esta é a maneira de te chamar atenção e conseguir uma brincadeira com você. Se ele pegar algo seu, pegue um brinquedo dele e convença-o que a brincadeira com você vale mais a pena que o objeto que ele pegou, quando ele vier, brinque sem dar atenção para o objeto que ele havia pego. Depois retire ele do ambiente, pegue o seu objeto e aja como se nada tivesse acontecido. E lembre-se que o mais importante é que você consiga mostrar para ele que vale a pena soltar o que ele pegou para vir brincar com você, pois a brincadeira valerá a pena. Não tente enganá-lo.

*Ignore quando ele estiver latindo, chorando ou arranhando a porta para te chamar atenção.
*Recompense o certo. Faça carinho nele quando ele estiver calmo.

*Socialização e dessensibilização: acostume-o a ver pessoas, sentir cheiros e ouvir barulhos. Leve-o para passear, receba visitas em casa, deixe as pessoas passarem a mão no seu cão...
Se ele ainda não tomou todas as vacinas, você pode fazer um passeio com ele no colo para que ele possa ver o mundo, ouvir sons, sentir cheiros diferentes e se acostumar com este mundo repleto de informações diversas.

*Não compre cães, seja contra o comércio de vidas!
Ajude um animal abandonado: adote!
Temos um problema social muito grande que precisa ser resolvido, ou ao menos amenizado...
Seja parte da solução, não do problema. Não patrocine que pessoas reproduzem seus cães quando temos milhares de cães abandonados. Adote um animal abandonado! Castre seu cão para evitar o aumento na superpopulação de cães.

Siga-me por e-mail colocando seu nome ali na lateral direita deste blog para receber as próximas postagens, inscreva-se no canal do youtube, pois colocarei mais vídeos sobre adestramento lá. Farei outras postagens sobre adestramento de filhotes, então, fique atento.


Um comentário: