sábado, 22 de março de 2014

Qual é o cão mais inteligente do mundo???

Foto: SRD Sócrates
Quando alguém me pergunta qual é a raça mais inteligente, me vem um certo arrepio na espinha... digamos que inteligência é uma característica relativa. Um índio que não sabe usar o computador é burro? Ou burro é você que não consegue sobreviver sozinho na natureza? Comparações entre culturas distintas são injustas... sempre são realizadas para provar que um é melhor que o outro e justificar que uma subjulgue a outra.
Na questão canina, o que está em julgamento? A capacidade de se conseguir o que quer? Ou a capacidade de se comunicar com o humano? Ou um pensamento semelhante ao das pessoas que o observam? Inteligência estaria relacionada a uma diversidade de respostas?

Bom, posso dar o exemplo de três cães tentando sair do canil:
O primeiro, um labrador que observa seu dono abrir e fechar a porta do canil e aprende como abrir o fecho desta porta, sendo liberado desta maneira.
O segundo, um salsichinha que começa a raspar o chão e depois de algum tempo consegue abrir um túnel no canil para sair do confinamento.
O terceiro, é um cão de qualquer raça que simplesmente fica latindo incessantemente quando alguém o coloca no canil... e você sem aguentar mais, vai lá e abre o portão para o "maldito cachorro" sair.
Qual é o cão mais inteligente???
Bom, vou dar minha opinião! 
O primeiro resolveu o problema dele observando você e tentando fazer o mesmo para abrir a porta. Inteligente por conseguir fazer uma tarefa que nós consideramos complexa. Mas você poderá resolver o problema facilmente colocando um cadeado ou algo para travar a abertura do portão.
O segundo foi de acordo com a seleção das características da raça, que favorece que este cão cave buracos com maior eficiência. Ele simplesmente fez o que ele foi programado para fazer... Mas espertamente, você coloca um piso de concreto e torna a escavação sem efeito.
Já o terceiro, com seu latido terrível, te convence facilmente a tirá-lo de lá. O que você faria para resolver o problema é dar a ele o que ele quer e ter a paz que você quer.
Logo, talvez o terceiro seja o mais esperto... Ou não! Mas certamente, é o que melhor conseguiu se comunicar com o dono para conseguir o que ele queria.

Muitas vezes os donos falam: mas ele sabe que está errado... Pois é, vamos pensar em outra situação muito comum para nós? Falar ao telefone enquanto dirige!!! Todos sabem que é errado, primeiro porque reduz sua atenção do trânsito, segundo porque coloca a sua vida e a de outros em perigo e terceiro porque provavelmente você já foi prejudicado quase batendo o carro por estar ao telefone. Porém, ao falar ao realizar esta ação, você só pensa que não pode levar multa. Porque multa é a punição por se falar ao telefone enquanto dirige. Então, você chega a ignorar os perigos reais na ação e só pensa em fugir da punição, ou seja, não falar ao telefone quando há um guarda perto.
Vamos a outro exemplo: limites de velocidade, aprendemos a andar olhando para os postes e marcas no chão para podermos dirigir em alta velocidade no trânsito, mas freamos na fiscalização eletrônica. Nestes dois exemplos de trânsito, podemos perceber que mesmo sabendo que certas coisas são erradas, não deixamos de fazê-las, mas apenas descobrimos como evitar a punição... 
Com o cão é a mesma coisa, ele sabe que receberá uma punição se você o observar destruindo o sofá, então não o faz na sua frente! Óbvio, ninguém gosta de ser punido e você ensinou a ele que não pode destruir o sofá na sua presença, pois não é algo seguro para ele que será punido.
Existem outras pessoas que falam "ele sabe que não pode, mas vem fazer na minha frente só para me enfrentar"... bom,  as coisas não são bem assim, às vezes você não dá atenção ao seu cão nunca, só quando ele destrói algo. Então, ele aprendeu que é só destruir alguma coisa que ganhará sua atenção.

Os cães são inteligentes, e tem maneiras diferentes de resolver problemas. Porém, temos mania de julgar o cão mais esperto pela sua capacidade de pensar como nós e resolver problemas como nós resolvemos. 
Em vez de ficar se questionando se seu cão é inteligente, porque você não para para analisá-lo e entendê-lo. Tente compreender a lógica de raciocínio dele, perceber o que ele está entendendo do mundo e do que você fala para ele. Desta maneira, provavelmente você terá uma melhor interação com ele e conseguirá ensinar as coisas que deseja para ele. 
Cães são diferentes, assim como pessoas são diferentes, cada uma tem sua forma de resolver problemas e elas não são mais inteligentes ou burras por isso, são apenas diferentes.
Cada um acredita que sua solução é a melhor, só isso. E dependendo da situação, a solução mais simples realmente será a melhor. 

Reveja seus conceitos sobre inteligência!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário