domingo, 11 de agosto de 2013

Qual é a função do adestrador???

Saber qual técnica utilizar em determinada situação!

Em um mundo com tanta informação, as técnicas não são mais segredo. A teoria está disponível a todos, gerando a ilusão de que os proprietários podem adestrar seus cães sozinhos, sem necessidade de um adestrador! Na verdade, creio que isso pode ser feito em várias situações. Como por exemplo em relação aos comandos básicos de condicionamento, pois qualquer um pode facilmente ensinar seu cão a sentar, deitar e girar. Acredito que as pessoas realmente não precisam de adestradores para ensinar comandos, inclusive recomendo que todos os proprietários treinem truques com seus cães quando vão dar a refeição diárias. Pois é algo simples de ser feito e que estreita a relação entre os cães e seus donos!
Porém, existem situações que algumas falhas na comunicação entre cães e donos se torna um problema tão grande que é necessária a presença de um adestrador que conheça diversas técnicas diferentes e possa saber avaliar qual é a mais adequada para resolver os problemas.
Não podemos esquecer que adestradores estão acostumados a lidar com os cães e em geral dominam as técnicas que usam, dando a ilusão de que é algo fácil de ser feito, porém, em adestramento os detalhes fazem grande diferença e se você tentar sozinho pode acontecer algo catastrófico. Vou dar um exemplo disso: os casos de agressividade que são extremamente complexos de serem resolvidos e realmente precisam da supervisão de um adestrador. Se você tentar resolver um caso de agressividade sozinho, terá grande chance de piorar a situação ou levar uma mordida, pois para resolver casos como este é preciso realmente compreender a causa do problema, escolher uma técnica efetiva, prever comportamentos possíveis e analisar todos os detalhes quando se trabalha o cão. Se você trabalhar agressividade com técnicas agressivas, poderá receber mais agressividade e aumentar o stress da situação; gerando mais problemas. Então, neste caso, a presença do adestrador é indispensável.
Qual técnica utilizar, dependerá de toda a situação. Cada adestrador terá um julgamento de qual técnica ele acha ideal de acordo com as vivências anteriores dele, por isso é importante que os adestradores estejam sempre revendo seus conceitos e buscando novas informações, sempre com a cabeça aberta para encontrar melhores saídas para os problemas que aparecerem e atender os clientes da melhor forma.

Agora, aos donos: sempre continuem pesquisando e aprendendo mais sobre cães, comportamento e tudo que vocês puderem. Desta maneira, você poderá evitar problemas e se precisar contratar um adestrador, poderá apreciar melhor o trabalho dele e manter o que for feito.

Um comentário: