sábado, 22 de dezembro de 2012

Dachshund: Lucky (parte 2/2) - adestramento avançado

Adestramento avançado...

Não nos deixeis cair em tentação...
O adestramento do Lucky já foi finalizado há algum tempo, mas não tive tempo de postar as últimas aulas dele. Gente, foi um progresso muito legal. Fizemos o comando “fica” com ele em vários lugares para garantia de um “fica” bom. Lembrando que o dachshund tem um nariz potente e está atento sempre a todos os odores por perto, estar no fica no meio de um gramadão cheiroso não é uma tarefa fácil... mas lá está o Hélio com o Lucky no fica para provar que é possível ignorar os odores... não que ele não quisesse ir, mas ele estava onde o dono o colocou.

Um outro desafio foi o comércio, mais tentador ainda foi um restaurante que vende carnes no meio da comercial com todos aqueles barulhos e cheiros, lá estava ele no “fica” com a guia no chão:


Bom, quando falamos em salsichinha, não podemos ignorar seu olfato, pois é uma parte do corpo dele relativamente enorme que não pode ser ignorada quando se pensa na raça que foi selecionada para ser guiada pelo nariz.
Caça ao tesouro
Ensinamos então o Lucky a refinar o olfato dele e com brincadeiras de encontrar onde o petisco está.
Na primeira brincadeira, ele devia encontrar entre 6 potes, quais estavam com petiscos. Ele não sabia quantos petiscos eram, mas quando encontrava um pote com petisco devia sinalizar que havia petisco naquele pote colocando a pata em cima. O danado do Lucky mostrou bem a capacidade do fucinho dele ao ignorar potes sem petisco e tocar apenas os que ele sabia que tinha a recompensa. Ao terminar, ele devia sair do local de treinamento sem ficar insistindo. E esperar lá fora, deitado ou sentado enquanto rearranjávamos os petiscos, sem ele ver aonde tudo era escondido e mudado de posição. Lucky ficou expert na brincadeira, que era uma das que ele mais gostava... por que será?



E como prova de que não éramos nós que acabávamos dando pistas de onde o petisco estava, coloquei mais um vídeo aqui mostrando que até quando nós nos perdemos e não sabemos mais onde está o petisco, o cão farejador indica com convicção aonde este foi escondido. Diversão garantida para toda a família...


Outra brincadeira que ele adorava era tentar encontrar petiscos escondidos pela casa, seu nariz potente o ajudava bastante na missão e ele sempre ficava louquinho tentando encontrar o tesouro perdido. Tal brincadeira trabalha seu órgão favorito, além de ter uma recompensa maravilhosa no final. Infelizmente, não filmamos esta brincadeira, mas garanto que o Lucky tem ela muito bem gravada na memória dele. Saudade de você, Lucky! Feliz natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário