sexta-feira, 16 de outubro de 2015

"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" (Ben Parker)

Muitas pessoas me procuram para adestrar seus cães. Sei como ajudar a maioria delas, porém a falta de tempo me faz não atender a maior parte destes clientes. 
Entretanto, a famosa frase de Ben Parker "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" não sai da minha cabeça. Tenho um conhecimento (e conhecimento é poder) e preciso transmiti-lo. Ainda mais nestes casos que tal conhecimento é tão poderoso que pode evitar o sofrimento de milhares de animais...
Porém, eu, sozinha, estou limitada pelo fator tempo. Pois mesmo que eu adestrasse 7 cães por dia (como eu fazia na época que eu trabalhava em um esquema de pacote mensal de aulas semanais), mesmo fazendo consultorias o dia inteiro, ainda assim não seria suficiente para ajudar todos os donos que precisam de ajuda. Então, preciso de algo que quebre a barreira do espaço-tempo e permita que este conhecimento seja difundido para o máximo de pessoas possíveis. 
Tentando atingir um público maior, comecei a dar palestras. Porém, estas não são tão eficientes quanto a análise individual de cada cão. Para isso, resolvi que a melhor forma de alcançar o maior público possível é transmitir o conhecimento por meio deste blog, separando os temas de acordo com os problemas, o tipo de cão que costuma ter tal problema e a situação que este problema costuma acontecer. Assim, ficará mais fácil de você saber qual é a melhor solução para o problema do seu cão. Porém, para que isso funcione, é necessário que o dono não utilize todas as técnicas que vê na internet. É importante que ele siga a solução pacientemente, sem mesclá-la com outras técnicas. Assim, evitará que o cão fique confuso e que ele mesmo se perca no meio de tanta informação.


Porém, em alguns casos, o dono precisa de um acompanhamento. Por isso resolvi ensinar a Cíntia a adestrar, para que e pudesse me dividir em duas... e mesmo assim não estamos conseguindo atender a todos que solicitam adestramento. 

Sabe, quando uma pessoa pede minha ajuda para adestrar algum cão e eu não consigo ajudá-la e depois alguma coisa acontece com este cão: desde o cão ser doado porque o problema não foi resolvido até um cão matar o outro devido a um problema de agressão, ou até mesmo o cão que sofre punições físicas ou psicológicas por fazer algo errado quando o dono não conhece outra forma de ensiná-lo... eu me sinto responsável!!!
Responsável porque eu sabia resolver, sabia como evitar o sofrimento e não fiz nada para evitar que a situação piorasse. Falta de tempo é uma desculpa, mas não uma solução. 

Sei que geralmente o tanto que a pessoa acredita em uma informação está diretamente relacionado ao tanto que ela paga por isso. O ditado "se conselho fosse bom, a gente não dava: vendia" é uma realidade. Já trabalhei muito vendendo conselhos, mas agora vou doá-los para tentar atender a um maior número de pessoas e melhorar a vida de milhares de cães...
Sintam-se à vontade para usar os cometários para tirar dúvidas. Ajudarei na medida do possível, lembrando que não estou vendo seu cão nem o contexto que o problema ocorre, coisas essenciais para a solução dos problemas. 

Ao mesmo tempo que ajudo vocês por meio deste blog, vou produzindo conhecimento científico para compreender melhor nossos cães, pois tudo que sei é pelo que eu estudei e na aplicação deste conhecimento no dia-a-dia. E sinto que precisamos de mais do que só isso...

Um grande abraço a todos,
Sofia Bethlem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário