quinta-feira, 9 de abril de 2015

Comercial Poupex: experiência de dirigir um cão em cena... John: Golden retriever

No início do ano passado, recebi uma proposta de dirigir um cão em um comercial de televisão. Fiquei super empolgada com a ideia e logo comecei a pensar no possível ator. Eles queriam um Golden Retriever e eu já tinha treinado vários. Resolvi então, falar com o Alisson, dono do John, que tinha sido um ótimo cliente, muito esforçado para ensinar seu cão e um verdadeiro artista fotográfico. Uma de suas fotos inclusive, se tornou um cartão de feliz natal que fiz em 2012 com o John no "fica" ao lado da árvore de natal. 

                                   


Quando fui chamada para adestrar o John quando ele ainda era bem filhotinho, ele tinha uns 3 meses. O problema era que ele comia pedras do jardim (externo e interno da casa), pulava nas visitas e eles queriam também ensinar comandos básicos a ele. O adestramento foi bem divertido. Eles tinham um coelho e o John não deveria comê-lo, então fiz a socialização dele com o coelho. O John ficou super curioso com o tal coelho, porém, depois eles resolveram deixar o coelho isolado, pois uma patada de brincadeira era suficiente para machucar bastante o pobre coelho. O passeio com o John foi um dos melhores que já fiz, da primeira vez ele já andou bonitinho ao nosso lado e os donos conseguiram manter este passeio perfeito. Ensinei o senta, deita, fica, gira, a não pular e até a pegar a bolinha dentro de uma bacia com água. Porém, ele não deveria entrar na piscina da casa para não sujá-la... a ironia é que na propaganda, ele deveria pular na piscina, o que foi extremamente frustrante, visto que isso nunca tinha sido desejado. John é um Golden lindo e educado que não gosta de água... um exemplo que não é apenas a genética de um cão que foi selecionado para pegar patos na água que vai fazê-lo gostar de entrar na piscina. Porém, de bolinha ele gosta, na verdade, adora. Então, pense na felicidade do John quando descobrimos que no comercial haveria uma cena dele brincando com uma bola gigante e duas crianças... felicidade e diversão na certa. 
A cena deles descendo do carro e entrando na casa foi feita milhares de vezes, mas incrível como o John manteve sua animação. E eu aprendi a ficar lá, atrás das câmeras explicando aos atores o que fazer com o cachorro e dirigindo o John para ser o galã da "casa nova". E assim, um trabalho que foi contratado para ser feito em 4 horas acabou durando 11h no dia 16/03/2014. Um cansaço só e no final ainda tivemos que esperar o fotógrafo tirar as fotos da propaganda. John exausto,  mas deu certo.
Aprendi muito, sobre como dirigir um cão em cena, as dificuldades e a habilidade: se vira nos 30 que dá tudo certo. Se eu soubesse que teria sido tanto tempo, eu teria levado outro cão de dublê para não cansar tanto o John. O Alisson, que quando adestrei o cão dele ainda estava na escola, no dia da propaganda tinha que estudar para uma prova da faculdade e acabou perdendo o dia de estudo gravando o comercial. Trabalho duro, mas no final tudo deu certo e depois de mais de um ano saiu a propaganda para que todos possam ver.
Aproveitem a performance maravilhosa do John:


Parabéns, John!!!
Obrigada, Álisson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário