domingo, 29 de setembro de 2013

Poodle: Pepita (agressividade, dominância, lixo, latidos de solidão, cadela idosa)

Quando conheci a Pepita, ela já era uma anciã de 12 anos e “cheia de não me toque”, ela realmente não gostava que ninguém encostasse nela, recuando quando alguém se aproximasse e chagando até a morder se alguém tentasse pegá-la no colo. Além disso, na hora do almoço era praticamente a hora do trabalho dela, pois ela tinha atenção total para não perder qualquer migalha que caísse do prato de alguém. Na verdade, ela tinha uma tática, usava seu tamanho e sua fragilidade para ficar na frente das pessoas e forçar para que ao desviar dela com o prato na mão, você derrubasse algo da sua comida no chão; o que geralmente funcionava e seu coração ficava na boca por quase ter machucado uma criaturinha tão frágil... Sim, ela era uma especialista. Mas na verdade ela não precisava de tanto, pois digamos que esta família é um pouco desastrada, especialmente a Letícia que sempre deixava alguma coisa cair no chão e imediatamente berrava “pepiiiiitaaaaa”, procurando a pequena “mordoma” que vinha rapidamente limpar a sujeira de comida no chão. Além disso, Pepita já foi atropelada pelo carro que a Lia dirigia e esta se sente eternamente em dívida com a pobrezinha e sempre dá um pouco de comida para ela, tentando se redimir da culpa, coisa que Pepita adora. Claro, que várias pessoas também dão comida para ela por livre e espontânea vontade e consciência, como foi o caso da minha própria mãe que queria dar um “pedacinho” de carne de 8cm, sem perceber que este pedaço era enorme para o tamanho da cadela que tem apenas 45cm de comprimento e 20cm de altura. Nessa situação, ela não só se permite ser tocada, mas disputada entre pessoas que querem dar comida para ela e outras tentando impedir que isso seja feito. Este comportamento de “aspirador de pó” faz com quando ela não recebe comida, ela utilize a tática da hipnose e o choro que tira todo mundo do sério, quando ela exige um pedacinho de comida, parecendo a cadela mais desnutrida do mundo.









Gente, chega, né? Vamos falar dos problemas disso tudo. O grande problema de se dar comida humana para cães é a proporção de sal, açúcar e gordura que são enormes na nossa comida e que já nos fazem mal, imagine para um animal que tem 10% do nosso peso. Além disso, o alimento balanceado para o cão é a ração, que tem tudo para que ele seja saudável, a mais completa delas é a superpremium que é feita com uma proteína de melhor qualidade para ter maior aproveitamento pelo seu cão e até prevenir doenças. Além disso, podemos ver que a cadela exigia o alimento, sendo extremamente dominante. Ah, ela também virava o lixo... e quando você via o estrago, parecia ser impossível que uma cadelinha tão pequenina e tão bonitinha pudesse ter feito tanto estrago, mas o pelo sujo perto da boca fazendo um sorrisinho não negava que havia sido ela mesma.

Bom, não é só isso, ela morava em casa e não deixava que os cães grandes entrassem dentro de casa, latindo raivosamente e atacando quando alguma das cadelas de médio porte tentavam invadir o território interno dela. Quando ela foi morar em apartamento, não admitia que durante o passeio nenhum cão se aproximasse dela, pois primeiro ela congelava, depois só virava a mordida. Ah, e nessa mudança para o apartamento ainda teve o agravante que ela não admitia ficar sozinha, ficando latindo quando era abandonada no apartamento.

Pois é, a Pepita era assim, mas agora tudo é diferente. Hoje ela permite que qualquer pessoa faça carinho nela e a segure no colo e mesmo que ela não esteja gostando, ela não morde mais. Nos passeios, ela não só aceita que outros cães se aproximem como faz o reconhecimento, permitindo que o outro cão a cheire e cheirando o coleguinha. Agora, ela pode ficar sozinha em casa que não dá nem um latido e também não vira o lixo, mesmo que haja algo muito apetitoso dentro dele. E em relação ao comportamento “aspirador de pó”, este se extinguiu e além de ela não ficar mais tentando derrubar as pessoas para conseguir comida e não ficar mais com cara de subnutrida quando as pessoas estão comendo, ela consegue até ficar dormindo no colo enquanto você come, sem pedir comida, nem encher a paciência de ninguém. Claro que isso não é fácil para ela, e às vezes ela chega a virar o rosto para não ficar mendigando comida e conseguir se controlar. E agora ela só se alimenta de ração e água.




      As pessoas que a conheceram antes costumam falar: “nossa, a Pepita está bem educadinha agora, e até deixa a gente fazer carinho nela”. Pois é, agora podemos pegar ela como quisermos e ela também está mais brincalhona e o rabinho tem ficado abanando com uma frequência muito maior.  
 
Pepita também foi ao encontro canino no meu aniversário, olha ela ali no meu colo olhando para o Ship.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ps: Obrigada à família da Pepita que só possui dois defeitos: a modéstia e a perfeição. ;) 
Espero que tenham gostado da postagem...

Um comentário:

  1. Nossa, a Pepita realmente mudou. Não faz mais as necessidades dentro de casa, o lixo não foi mais revirado e ela não late mais quando deixo ela sozinha em casa. Mas pra mim o melhor é que ela não morde mais ninguém (cachorros e pessoas) e nem tenta avançar nos outros. Quem a vê hoje, consegue ver a mudança sem precisar reparar muito!!!
    O pior de tudo é que eu achava que cachorro velho não podia mais ser adestrado, pois eles tem manias que eu pensava que não poderiam ser mudadas.
    Cachorro não tem mesmo idade máxima para ser adestrado!!!
    Obrigada por tudo adestradora Sofia. Minha convivência com a Pepita está muuiiiiito melhor agora.

    ResponderExcluir