segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Adestradora em Mutação...

Hoje fui à uma reunião e saí de lá modificada! Rever meus conceitos é sempre muito bom. Aqui, já fiz várias postagens sobre a função do adestrador e que não existe um adestrador igual ao outro, já falei também sobre como cursos de adestramento nos fazem crescer e ver as coisas de uma nova maneira... Além dos cursos, a própria vivência, os adestramentos, os cães, conversas e o próprio cotidiano nos fazem mudar de opinião e modificar nossa maneira de adestrar...
Desde que comecei a aprender a adestrar cães em 2010, venho modificando minhas técnicas. A princípio eu fazia basicamente só condicionamento canino com muita punição e pouca recompensa. Depois aprendi a usar mais recompensa e menos punição. Então, comecei a valorizar mais a presença do dono no adestramento até tornar tal presença indispensável para o trabalho. Hoje, eu trabalho basicamente com o dono, facilitando a comunicação entre ele e seu cão.
Mas estou fazendo esta postagem para dizer que tive vontade de apagar várias postagens antigas por não me sentir a vontade em divulgar formas de adestramento baseadas em punições (mesmo que as pessoas não percebam que há punição, muitas vezes elas estão na técnica de maneira sutil). Esta atitude seria muito radical e eu acho que seria uma maneira de eu tentar apagar meu passado, e  isso não é possível. E pensando melhor, sou quem sou porque trilhei todos estes caminhos e isso fez parte da minha formação. Hoje tenho uma maneira de pensar diferente e acho que em vez de apagar os resultados que tive com minhas técnicas antigas, posso deixá-las e fazer novas postagens com os as técnicas atuais e os resultados. Assim, posso evidenciar as diferenças entre as técnicas e seus resultados, mostrando as diferenças entre elas. Infelizmente, as novas técnicas não têm muitos vídeos, mas têm vários depoimentos das pessoas que se relacionam melhor com seus animais! Acho que a melhor maneira que tenho de mostrar que resultados melhores vêm com técnicas mais compreensivas e melhorando a qualidade de vida do cão é mantendo as antigas e mostrando as novas! 
Agora, gostaria de dizer que quando você vai trabalhar com um cão, você deve tentar sempre tentar entendê-lo antes de utilizar qualquer técnica... 
Hoje, luto por uma maior compreensão da população em suas interações com seu meio ambiente e, no caso, com seus cães! Estou buscando maneiras de fazer maior diferença na sociedade e ajudar mais pessoas, mas ainda não encontrei o como.
Enquanto isso, sigo o caminho que me parece mais correto e que melhor me direciona ao meu objetivo...

2 comentários:

  1. Sofia não acho justo você apagar as postagens anteriores, sabe por quê? Porque isso mostra o seu aprendizado, seu crescimento como adestradora ou como diz meu marido pediatra de dogs. Brincadeiras a parte, mas você é e continuaram crescendo e precisa ter as conquistas na sua vida e no seu blog para que as pessoas possam ver como você era e como você ficou. CRESCIMENTO e COMPROMETIMENTO isso você tem de sobra. Eu confiei e continuo a confiar no seu trabalho viu, te adoramos demais beijos Shuly e lambidas da Mel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Shuly, obrigada! Que elogio lindo...
      Concordo com você, por isso resolvi não apagar nada.
      Vamos continuar lutando por um mundo melhor, né?
      Obrigada por todo apoio e confiança que você tem depositado em mim!!!

      Excluir