domingo, 2 de junho de 2013

Cuidados veterinários básicos com cães: vacinas, vermifugações, controle parasitário, visitas veterinárias, doenças...

Tendo clara a necessidade de integração entre as diferentes áreas do conhecimento e buscando atender melhor às necessidades dos meus clientes e seus cães, porém estando ciente da minha formação profissional como bióloga adestradora de cães, resolvi entrevistar a médica veterinária Ingrid Rabêlo a fim de trazer informações a respeito de Cuidados Veterinários básicos com cães:


Entrevista com a Médica Veterinária Ingrid Rabêlo Cavalcante, CRMV-DF 1706, e-mail ingridrabelo@yahoo.com.br, proprietária do Pet Show na CLS 214 Bloco C loja 10 (Asa Sul - Brasília).


1. Quais são os cuidados veterinários indispensáveis que se deve ter com um cão filhote? (vacinas, vermifugações etc)

Resposta: Para uma boa qualidade de vida do seu filhote é importante ser feito o ciclo de vacinação completo que deve ser iniciado com 45 dias com a primeira dose da vacina múltipla (V8 ou V10) de boa qualidade, ou seja, vacinas importadas aplicadas por um médico veterinário, essa vacina previne as seguintes enfermidades: cinomose, parvovirore, adenovírus tipo 2 (doenças respiratórias), coronavírus (enterite), adenovírus tipo 1 (hepatite infecciosa) e leptospirose, o que diferencia uma vacina V8 (2) de V10 (4) é o número de sepas para leptospirose que cada uma tem. Deve ser feito 4 doses com intervalo de 21 dias ou seja 3 semanas entre as doses.
Esquema de vacinação:
45 dias: primeira dose da vacina múltipa (V8 ou V10)
66 dias: reforço da múltipla (V8 ou V10)  mais a primeira dose da vacina de giárdia.
 87 dias: reforço da múltipa (V8 ou V10) a e a segunda dose da giárdia.
108 dias: quarta dose da múltipla (V8 ou V10) e a primeira dose da vacina contra a tosse dos canis (traqueobronquite infecciosa canina).
129 dias: segunda dose da vacina contra tosse dos canis e a da raiva.

A vacina de raiva só deve ser feita a parti dos 4 meses de vida.
Todas as vacinas devem ser repetidas anualmente (apenas uma dose de cada).
Temos ainda a vacina contra leishmaniose que é uma Zoonose (doenças de animais que acometem os homens), que deve ser iniciado o ciclo a parti de 4 meses. Podemos falar sobre esse assunto em outro momento.
Obs: Esse é o calendário de vacinação que eu uso e recomendo, cada veterinário pode ter o seu.
A vermifugação deve ser iniciada aos 30 dias de vida e ser feita durante todo o ciclo de vacina. Após o ciclo, deve ser feita a cada 3 meses.

Fornecer ração de boa qualidade ração super premium ou seja ração com teor de proteína mais alto que as rações de linha comercial (rações que vende em supermercado).

Sempre devemos lembrar que nossos bichinhos não são brinquedos, temos que ter uma posse responsável. Eles necessitam de cuidados. Sempre forneça água fresca para seu bichinho, leve-o ao medico veterinário.
  
2. Depois de adulto (após um ano), qual é a frequência que o cão precisa ir ao veterinário? Quais são os cuidados veterinários anuais necessários aos cães adultos?

Resposta: Após o primeiro ano de vida do seu bichinho leve-o ao menos uma vez ao ano no seu veterinário para ser feito um check up e atualizar as vacinas. Mas não se esqueça do vermífugo que deve ser feito de 3 em 3 meses, pode ser feito em casa. Peça orientação de seu veterinário.
É aconselhável fazer prevenção mensal para ectoparasitas.

3. Quais são as doenças mais comuns encontradas em cães atualmente? Quais seriam as medidas preventivas?

Resposta: Depende de cada região, vou falar um pouco da região em que atendo que é Brasília mais especificamente asa Sul, lago Sul e park way, sudoeste...

Essa é uma pergunta muito abrangente temos varias doenças umas mais graves e outras nem tanto.
Então vou falar sobre três Erlichiose, Giardíase e não posso deixar de falar da leishmaniose.
Erlichiose é causadas pela "picada do carrapato", popularmente conhecida como a doença do carrapato, mas esse carrapato precisa estar contaminado para transmitir a doença, então nem todo carrapato transmite a doença. A melhor forma de prevenção é aplicando antiparasitários mensalmente e usando coleiras preventivas.
Giardíase, que é causada por um protozoário, é uma Zoonose. Geralmente o animal se contamina por ingestão de água contaminada, através do contato com outros animais, alimento contaminados, ou seja, é transmitida por ingestão do cisto do protozoário. A forma de prevenção é a vacina anual e a vermifugação periódica.
Leishmaniose: é uma doença causada pela picada de um mosquito do gênero flebotomo. É uma Zoonose. Hoje a melhor forma de prevenção é através da vacinação anual e o uso da coleira antiparasitária Scalibor que deve ser trocada a cada 4 meses, pipeta pulvex de uso mensal esses dois produtos são repelentes para o mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário