segunda-feira, 11 de março de 2013

Shih tzu: Tyna - Coprofagia

 Fui chamada pela Lílian para adestrar a Tyna dia 29/11/2011 e o problema foi resolvido em 12 aulas, distribuídas em pouco mais de um mês de adestramento. Qual era o problema? Coprofagia! Se você está se perguntando o que é isso, prepare o estômago: é o hábito de comer as fezes ("copro" fezes, "fagia" ingestão). Sim, esta cadelinha linda gostava de comer cocô. Bom, ela fazia e quando menos se esperava ela já havia comido ou levado para a caminha dela e sujado tudo... A família composta pela Lílian com seu marido e seus três filhos, André, Carol e Bianca me chamou na expectativa que eu resolvesse o problema. Na época eu nunca havia pegado um caso como este para resolver e tive que me virar para dar um jeito no problemão. Foi um dos meus primeiros casos complexos de comportamento animal e a família toda acompanhou o esforço para resolver o problema, mas graças a Deus, deu tudo certo e ela parou com essa péssima mania, pois aprendeu a fazer cocô lá embaixo do prédio durante o passeio. Bom, nessas aulas também resolvemos o problema da Tyna morder as pessoas para brincar, ensinamos ela a vir quando é chamada, sentar, buscar o brinquedo e trazer. Ensinei ela a beber água no bebedor que tem um canudinho com uma bolinha para liberar a água evitando que ela molhasse o pelo ao beber água da vasilha de água. Fizemos também um trabalho de limite na porta da casa, pois a Tyna adorava dar um passeio na frente do apartamento e acompanhar as pessoas até o elevador, agora imagine o caos que isso era quando as crianças estavam indo para a escola e a cadelinha tinha que ficar em casa ou quando chegava o entregador de pizza. Além disso, um problema que surgiu no meio do treinamento foi que Tyna que estava acostumada a ver a família acordando cedo para as atividades diárias, começou a ficar agoniada com a ausência de movimento na casa no horário certo durante o período das férias. Ao se dar conta que as pessoas não acordariam na hora para ir à escola, Tyna começou a ficar ansiosa e acordar a família cada vez mais cedo, iniciando os latidos de madrugada. Quando a Lílian me contou sobre este novo problema, mostramos para ela que isso não estava certo e eliminamos os latidos indevidos.
Bom, em aproximadamente um mês, estes problemas foram todos corrigidos. E agora, um ano depois, retornei à casa da Lílian para cuidar da Tyna enquanto sua família viajava. Fiquei muito feliz em poder ver o resultado do meu trabalho a longo prazo. Até hoje ela respeita o limite da porta e não sai da casa pela porta principal, apenas sai pela dos fundos quando é chamada para passear.  Tyna se adaptou muito bem à rotina: toda feliz, adora brincar de buscar os brinquedinhos. E agora está altamente condicionada a descer e fazer o xixi e cocô em apenas uma volta embaixo do prédio, faz sempre mais ou menos no mesmo lugar e já quer voltar para casa. Mas quando tem alguma criança lá embaixo do prédio, ela não dispensa uma brincadeira e sai correndo sempre que alguém a convida para uma diversão.

Vejam uma filmagem de um passeio da Tyna embaixo do prédio, fazendo xixi e depois cocô. Falando nisso, lembre-se sempre de sempre recolher o cocô que seu cão o faz na calçada...

Tyna e família, foi muito bom revê-los após um ano de treinamento. Estou muito feliz que vocês estejam bem e que a fofa da Tyna esteja tão educadinha desse jeito, toda feliz! Foi um prazer cuidar dela. Um feliz 2013 para vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário