domingo, 3 de fevereiro de 2013

Yorkshire: Mel - Caso de Agressividade (Parte 1/3)

A Shuly me ligou para eu adestrar a Mel em novembro de 2012 dizendo que tinha uma yorkshire agressiva igual a Gucci (http://adestradorasofia.blogspot.com.br/2012/06/yorkshire-gucci.html) para eu adestrar. Bom, fui conhecer a Melzinha no dia 16/11/2012 e ela não era tão arisca quanto a Gucci, mas muito possessiva com a dona. Começamos o trabalho para diminuir a dominância da cadelinha e reduzir o stress dessa pequena “pit bullzinha” (como era chamada pela vizinhança). Estamos tendo resultados notórios por todos, ela não late mais para tudo como fazia, também não tenta mais avançar em qualquer um que se aproxima.  Um trabalho gradativo e sensível como este está sendo muito gratificante, pois agora a Mel já vai até a cama do Pedro (filho da Shuly) pedir carinho pela manhã, sendo que antes ela nem deixava que ele se aproximasse. Porém, quando está no colo da Shuly ou se sente ameaçada, ela ainda parte para cima com os dentes mordendo o ar e os cabelos acompanhando o movimento ágil da pequena cadela, nesse momento não se identifica nada, apenas se tem a convicção que se havia algo na frente, certamente foi destruído pelos dentinhos nervosos. Este trabalho deve ser sempre realizado por um profissional capacitado, pois qualquer pessoa sem experiência, certamente irá piorar o quadro de agressividade!!!
Hoje, a Mel anda junto da Shuly sem puxar a guia e fica embaixo do prédio sob comando “Fica”, a Shuly aprendeu a dizer não pra conter latidos e rosnados quando eles acontecem, evitanto mordidas e agressões às pessoas na rua. Ela também parou de fazer xixi e cocô na casa e agora prefere sempre fazer suas necessidades na grama embaixo do bloco. Hoje após apenas 7 aulas de adestramento e muito treinamento da família, a Mel já está bem mais calma e tendo progresso a cada dia...

Vejam os vídeos abaixo mostrando a agressividade da Mel:

Mel já aceita carinho do Pedro, mas o trabalho ainda está no meio, pois ela ainda avança quando não gosta de algo...

A TV Globo me ligou para fazer uma entrevista e pediu que eu colocasse algum caso de cliente. Escolhi o caso da Mel por ser extremamente sério e por haver sempre a necessidade de acompanhamento de um profissional capacitado. Além de ser importante mostrar o tanto que pequenos cães podem ser agressivos, dominantes e territorialistas. Então, pessoal, cuidado! Sempre imponha limites ao seu cão. Não importa se ele é de pequeno ou grande porte, não faça todas as vontades dele nem deixe essa carinha fofa te enganar. E se você tiver um cão agressivo, chame logo um profissional, não deixe o quadro piorar e o comportamento se estabelecer.

E quanto à pergunta que todos fazem de “Com quantos meses o adestramento deve ser iniciado?”, certamente a resposta é: quanto mais cedo melhor. Problemas como estes podem ser evitados com o acompanhamento comportamental do cão desde filhote. Mas não se desespere, nunca é tarde para adestrar um cão e modificar o comportamento dele. Veja o exemplo da Pepita: uma cadela de 12 anos extremamente dominante está aprendendo que agora não é mais ela quem dita as regras...
Mantenha o controle do seu cão, não deixe aquela carinha fofa fazer você virar o escravo deste “ser de 4 patas” fazendo todas as vontades dele.

4 comentários:

  1. Oi Sofia adorei tudo que você escreveu e tenho a certeza que a MEL vai ficar bem calma e amigável e que um dia NINGUÉM mais vai chamá-la de “pit bullzinha”, pois isso me magoa muito e confesso que me seguro muito para não brigar e nem chorar de raiva, pois esse apelido é muito agressivo para esse ser que eu TANTO AMO.
    Hoje só posso agradecer por pessoas como você existir e fazer um trabalho bonito, sério e sem preconceito.
    O B R I G A D A A A A A A A A A A DE CORAÇÃO SHULY E MEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é uma honra poder ajudar pessoas como você! Muito obrigada pelo elogio e pela confiança!!!
      O mérito da melhora é nosso, meu trabalho não seria possível sem o seu esforço e sua vontade de mudar!!!

      Vamos continuar trabalhando para que qualquer um possa colocar a mão nela...

      Adestradora Sofia

      Excluir
  2. ola,sofia adorei conhece-la no curso Renato!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sofia, boa tarde! Preciso muito de ajuda. Tenho uma york parecida com a Mel, ela tem 1 ano e 2 meses. Estou gestante de 6 meses e preciso melhorar o comportamento dela tanto para a chegada do bebe, quanto para poder receber visitas em casa. Já procurei em vários lugares, mas todos que fui me sugerem um regime de internato inicial de 30 dias e aulas uma vez na semana. Me dói o coração ter que deixa-la e gostaria de saber como faço para entrar em contato com vc, se tens disponibilidade? Como é seu método. Estou desesperada por ajuda. Grata e uma semana abençoada.

    ResponderExcluir