quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Faça o seu melhor, se supere!!!

No Facebook encontrei esta foto e achei um gancho ótimo para falar sobre adestramento.

"Inflação" se você estiver pensando de uma maneira capitalista. Mas se você pensar por um outro ângulo, é apenas como a vida é: antes você ganhava um sorriso enorme só para falar "mama", hoje pode falar "inconstitucionalissimamente" andando de bicicleta sem as mãos e ninguém dá bola!
A vida é assim, as pessoas são reconhecidas pelo progresso. Teoria da relatividade, algo simples pode ser encarado como genial dependendo do ponto de vista. Não interessa tanto o que você faz, mas o contexto que isso é colocado. Pegar um controle remoto é algo simples, mas um cão fazer isso é algo que impressiona a maioria das pessoas. 
Gosto muito de uma teoria evolucionista que foi criada a partir da história de "Alice no País das Maravilhas", ela se chama Teoria da Rainha Vermelha: você precisa estar sempre correndo para ficar no mesmo lugar; se quiser chegar a algum lugar, precisará correr o dobro do que corre. Acredito muito nisso, em todos os aspectos da nossa vida. No trabalho, na vida pessoal, nas atitudes na forma de ver a vida. Precisamos estar sempre mudando, aprendendo, correndo atrás de conhecimento e aprendizagem, assim, conseguimos nos manter no mesmo nível de desempenho esperado. Por exemplo, nos esforçamos para passar de ano na escola, depois para entrar no vestibular, depois cada final de semestre é um sacrifício, depois quase temos um ataque do coração para conseguir pagar as contas no final do mês e finalizar as metas do trabalho... Em cada fase da nossa vida, achamos que não vamos dar conta, damos nosso máximo. E quando esta fase passa, vem outra pior ainda. Mas este é o esperado: irmos passando de fases. Mas para ser notado, para fazer diferença, para ter seu esforço reconhecido, você precisa fazer mais que cumprir metas, você precisa não apenas superar os objetivos, não apenas ser melhor que os outros, mas SER MELHOR QUE VOCÊ MESMO!!!
Assim, deviam pensar os grandes os grandes gênios que eu já ouvi falar: Stephen Hawking, Steven Jobs, Isaac NewtonCharles Darwin, Gregor Mendel, Marie Curie, Leonardo da Vinci, Siddhartha Gautama.
Estas pessoas são mundialmente famosas por terem superado a média, ido além do que já se conhecia e divulgado para o mundo um novo pensamento. Agora, se elas houvessem parado de explorar no primeiro progresso, se eles estivessem satisfeitos com a primeira resposta, eles não teriam chegado aonde chegaram e nosso mundo não seria o mesmo. Agora, imaginem se todos nós fôssemos além do que nos é exigido, tentando nos superar e não apenas superar o que nos é proposto. Então, vejo na internet e pensando no pensamento da maioria percebo que as pessoas tendem a ter pensamentos bons, desejam o bem, querem a preservação do meio ambiente e o progresso da nação. Porém, vejo que a inércia toma conta, fazer o mínimo exigido é a regra. A preguiça nos faz ir pelo caminho mais fácil. Então, vejo nosso mundo sendo destruído por desmatamento, um consumismo, lixo excessivo, muito gasto energético, crescimento populacional humano devastando habitats de milhões de espécies animais, extinção, aquecimento global, catástrofes... 
Então penso: se as pessoas saíssem da inércia e se esforçassem para dar o melhor de si, não apenas com abaixo assinados na internet, mas colocando a mão na massa para a preservação do planeta, para um mundo sustentável, para maiores igualdades econômicas e sociais... será que não viveríamos muito melhor? Será que este mundo não seria muito mais IDEAL? Acho mesmo que cada um deveria pensar se realmente usa as armas que tem para mudar o mundo para melhor.
Então, voltando à foto do facebook: espero que as pessoas parem de se satisfazer com apenas o mínimo e satisfatório, que elas busquem se superar e não apenas superar as expectativas dos outros. 

Assim, no meio de adestramento, vou dizer: já tem um tempo que não é grandes coisas fazer um cão sentar e deitar... vamos além, pessoal! Adestradores, procure aperfeiçoamento, saia do básico, busque melhores resultados. Não podemos mais subestimar tanto os cães e seus donos! Eles são capazes de muito mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário