quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Seu adestrador trabalha o seu cão ou só passeia com ele?

Muitas pessoas me ligam falando que o cão já foi adestrado por vários meses e não houve resultado. Sinto-me muito triste quando ouço estas histórias. Existem pessoas que se dizem adestradoras, mas na verdade, não o são; são apenas passeadores de cães. Existe um nome chique para este tipo de serviço: Dog Walker. 
O passeio é extremamente importante para os cães. Reduz estresse, cansa o cão, acalma e é uma forma de fazer exercício e gastar energia acumulada que os cães costumam ter por sofrerem as consequências do  mundo moderno (falta de tempo e sedentarismo dos donos). Então, acho o passeio super válido para os cães, mas que o profissional que presta o serviço seja claro em relação ao que está oferecendo e o cliente não "compre gato por lebre". O passeio reduz problemas de comportamento quando se treina um cão de 6 meses por gatar a energia do cão, quando ele está com picos hormonais que o fazem virar um furacão dentro de casa, mas também, não poderia ser diferente em planos de "adestramento" de 6 meses, que se finaliza com a queda hormonal do cão, quando o cão com 1 ano de idade já está entrando na idade adulta e acalmando... 
Então, o que eu gostaria de ressaltar nessa postagem é: analise o seu adestrador!!! Ele adestra o seu cão ensinando ele coisas diferentes ou apenas sai para um passeio com ele?
Como você pode saber isso? Bom, tente sempre acompanhar as aulas de adestramento. Se o adestrador não quiser que você acompanhe as aulas, queira saber o por que e não se satisfaça com respostas vagas; entenda o motivo. Em algumas técnicas a ausência do dono pode realmente facilitar para que o adestrador tenha o foco do dono para poder trabalhar melhor, em outros casos não se sabe o que ele pode fazer com o seu cão...
Mas uma coisa que eu coisa que eu costumo dizer é o seguinte: se você não ver alguma melhora em um mês de treinamento, é melhor você começar a procurar um outro profissional. Um mês é muito tempo, pessoal. Nós, adestradores, podemos treinar muitas coisas com diferentes técnicas, mas desde o método mais clássico até o mais ousado, em um mês, você já vê o cão respondendo bem diferente. Porém, você precisa ter um olhar clínico para entender o trabalho. Em um mês de adestramento, peça ao adestrador para te explicar qual foi o trabalho que ele fez!!!
Uma outra coisa que eu acho importante é que o dono saiba fazer os comandos com o seu cão. Porque na minha opinião, um adestrador fazer os comandos com o seu cão não é mais que a obrigação dele; ele faz isso o dia inteiro com vários cães. Agora, você ter o seu cão te obedecendo quando você fala o comando que é o ponto chave do adestramento. Se você pensar bem, na primeira vez que você pensa em contratar um adestrador, você não tem como objetivo que o cão obedeça ao adestrador, você quer QUE O SEU CÃO TE OBEDEÇA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário