segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cães de clientes X Cães de trabalho (Resposta ao e-mail do André Barbosa)





Fotos. 
À esquerda. Cão de cliente: Mel
À direita. Trabalho de guarda. Figurante: Adestradora Sofia / Cão: Oliver / Condutor e proprietário: Élber / Fotógrafa: Adestradora Paula.
 
Resposta ao e-mail do André Barbosa. E-mail recebido:

Boa noite,
conclui o curso de adestramento da polícia militar, Batalhão de cães, agora tenho interesse em compartilhar essas informações com outras pessoas, mas não sei como começar...rrsrs, uma amiga me convidou para adestrar o cão de 09 meses, Rottweiller, mas o início é uma novidade, pois adestrar um cão da polícia embaixo de toda a pressão existente e bem diferente de adestrar o filhinho de alguém, então poderia me responder, aki ou no blog, de como foi seu primeiro adestramento. Pode ser??
Grande abraço.

Boa noite, André. Muito interessante esta sua questão. Realmente, adestrar cães de polícia é completamente diferente de adestrar cães de clientes. Inclusive, hoje eu ia mesmo postar algo sobre isso e mudei o tema para colocar um caso de cliente. Por ver seu e-mail resolvi continuar a postagem. Bom, em um trabalho como o de cão policial, você precisa saber treinar o cão para várias coisas que serão indispensáveis para o trabalho como, por exemplo, "foco", canalização de drive, ataque, mordida perfeita, larga, abortar ataque, escolta, faro, dessensibilização, entre várias outras coisas. Um cão de polícia tem que ser perfeito e não errar, pois um erro pode ser fatal. Então, vemos o cão pensando no trabalho que ele fará e em como trabalhar o cão para aquele objetivo. Vemos o cão como uma maquininha.
Já os cães de clientes são completamente diferentes! A maioria dos clientes nem fazem questão de comandos e muitas vezes apenas querem resolução de problemas comportamentais. Este tipo de trabalho não pode ser feito treinando o cão para ser um robozinho, o foco não é no trabalho, nem no treinamento dos comandos. Bom, a primeira coisa que você deve fazer ao começar a treinar um cão de cliente é perguntá-lo para que ele quer o serviço de adestramento. E a partir daí você vai montar um plano de trabalho para o cão. Nesse caso, os comandos são ferramentas para atingir objetivos. E muitas vezes, os comandos em si são perdidos pela falta da necessidade do dono ficar mandando seu cãozinho sentar, deitar e rolar. E mesmo que seja um cão de guarda residencial, o cliente não vai ter no cotidiano um figurante para ficar mandando ataque e é bem difícil que ele sempre tenha ânimo para brincar com o cão dele usando um mordente. Então, recomendo que você tente colocar o adestramento sempre o mais próximo do cotidiano do cliente. Tente entender a rotina dele, qual é a interação que ele tem com o cão. Quais os momentos que ele dedica ao seu animalzinho e como ele poderia melhorar esta relação para que o cão o respeite mais.
No caso específico do hottweiler que você falou, recomendo que primeiro você trabalhe a obediência dele. Enquanto faz isso, você pode ir ensinando o dono a fazer brincadeira de mordida com ele: canalizar a mordida em um mordente e morder de boca cheia sem largar. E depois de um tempo, ensinar o cão a largar sob comando. Quando o cão estiver obedecendo perfeitamente o dono, você pode começar a trabalhar a guarda, canalizando em um figurante, fazendo o trabalho de guarda e proteção civil.
Então, nesse aspecto, não sei o que você viu nesse curso que você fez, mas vou dizer uma coisa, o trabalho de guarda é mil vezes melhor quando o cão está mordendo por brincadeira do que por pressão, então, recomendo que você foque sempre estreitando a relação entre o dono e o cão, fazendo o seu cliente brincar com o cão dele, fazendo seu cliente trabalhar a mordida do cão e auxiliando o cliente a fazer isso, sempre com muita alegria e sempre no positivo, tentando subir o drive do cão. Outra coisa importante também (e muito difícil de fazer) quando você estiver trabalhando a guarda é você ver qual drive o cão está usando, se é o de caça, defesa ou brincadeira. O bom entrosamento entre estes drives farão um ataque perfeito e o melhor cão de proteção civil.
Respondi?
 
Observação: Muito obrigada pela questão! Sintam-se sempre à vontade para fazer perguntas. Basta enviar para o e-mail adestradorasofia@gmail.com.

Ps: Para quem ficou com vontade de ver um dos meus trabalhos como figurante, postarei um vídeo de um trabalho que fiz no curso Federal K-9 de Táticas Policiais e Segurança com Cães, ministrado pelo instrutor Carlos Souza em novembro de 2009. O trabalho mostrado no vídeo é do boxer Tyson com o condutor e proprietário George (Boca) pulando a janela de um edifício para procurar a figurante (Adestradora Sofia) escondida. Divirtam-se.

 

2 comentários:

  1. Verificação de segurança com letrinhas retirado!

    ResponderExcluir
  2. Atenção! Quem quiser comentar com maior facilidade, abaixo da janela de postar comentários, modifique a opção "Comentar como:". Se estiver marcado como "conta do google", ele fará o redirecionamento para que você faça o login e a postagem ir com o nome de usuário do e-mail utilizado.
    Tentei facilitar os comentários, mas já fiz o que eu podia.
    Sintam-se à vontade para comentar. Comentários são muito bem vindos.

    ResponderExcluir