sexta-feira, 15 de junho de 2012

Yorkshire: Gucci - Caso de Agressividade

Quando a Vitória me chamou para adestrar sua cadela Gucci, a principal queixa era agressividade. Gucci mordia todos que tentassem se aproximar e chegou a atacar a própria dona. Avaliei o caso como sendo de agressividade por medo.
No início utilizei diversas técnicas para tentar resolver o problema, mas todas pareciam ter um progresso muito lento. Quando finalmente encontrei a técnica adequada e comecei a trabalhar essa cadelinha, o resultado foi visível.
Ela deixou transparecer que a origem do seu problema era realmente medo e insegurança, pois ficou um pouco triste. Com a técnica certa, no entanto, ela passou a ser bem mais confiante e saber qual era seu lugar. Coloquei-me na posição de liderança e mostrei que não havia porque ela ter tanto medo. Assim, ela logo ocupou seu lugar, com alegria e tranquilidade. Sua boca já abria para respirar, quando passeávamos, mostrando o típico "sorrisinho de cachorro".
Se antes ela puxava a guia desesperadamente, hoje passeia ao nosso lado, com a guia completamente relaxada. “Para” quando recebe este comando e anda "junto" quando começamos a caminhar. Além disso, aprendeu o "fica" desde a primeira vez que ensinei e hoje pode ser deixada na frente de estabelecimentos, sem sair do lugar. Quando a chamo com o comando "aqui", vem rapidamente e se senta à minha frente. Gucci também já teve aula de agility: no slalo e no pneu não foi muito bem, mas compensou na rampa e na passarela, que as fez com perfeição.
Na rua algumas pessoas desconhecidas já conseguiram fazer carinho nela, que antes andava desconfiada e atenta a qualquer movimentação. Hoje pode frequentar ambientes movimentados, sem tentar morder, nem ficar assustada com o barulho e a movimentação. 
Em casa, também já não se esconde embaixo de armários ameaçando morder quem tenta tirá-la dali. Agora, se estiver embaixo de um móvel, basta chamá-la que ela sai rapidamente com a cabeça baixa, deixando-se pegar. E o melhor de tudo: quando alguma visita conhecida chega, Gucci muitas vezes se aproxima pedindo um afago. Também pode receber o carinho de duas pessoas ao mesmo tempo sem estranhar também aceita o carinho de outras pessoas mesmo quando está no colo de sua dona. Impressionante.
Bom, considero este um excelente resultado! "Da água para o vinho" em apenas 24 aulas de adestramento. Atualmente, estou trabalhando para passar os comandos para sua dona. Assim, Vitória conseguirá lidar melhor com a Gucci, manter o adestramento e estabelecer a dominância correta entre dono e cão, impedindo que os comportamentos indesejados voltem.
Ps. A diferença foi percebida e comentada por porteiros, vizinhos, amigos e quem mais tivesse conhecido a "ferinha" antes do treinamento.

Vídeo da Gucci fazendo o "fica" com pessoa passando próximo a ela.

Vídeo da Gucci fazendo "Junto", "Fica" sem guia, "Junto".

Gucci esperando ao lado de fora de uma farmácia 
durante um treinamento na quadra comercial.

4 comentários:

  1. Gomide Adestramento de Cães em Domicílio ( 61 ) 3308 - 1449
    http-gomideadestramentodecaes.webnode.com

    Parabéns Belo Trabalho Que você e milhares de Adestradores Fazem !!! Continue assim amiga você vai longe se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  2. tô passando tenha uma york desse jeitinho e vou ligar pra vocÊs

    ResponderExcluir
  3. Então, vamos trabalhar a nossa Mel, né Shuly? ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tenho uma york de 3 anos, ela era tranquila, mas hábil anos começou a avançar nas pessoas quando se aproximavam de mim, depois passou a avançar em quem passa-se perto do meu quarto, ela não constipava avançar quando comia , mas começou a fazer isso. Ontem ela avançou no meu namorado, enquanto estava no colo dele, coincidência ou não, foi enquanto eu colocava comida honorário dela e se já não bastasse, hj ela avançou em meu sobrinho de dois anos(no rosto) enquanto ele passou perto do sofá onde ela estava deitada. Isso acontece com os yorkshire? Seria algo relacionado a idade? Vocês podem me ajudar com isso?

    ResponderExcluir