terça-feira, 15 de maio de 2012

Quais são os cinco comandos básicos de adestramento?

AQUI, SENTA, DEITA, JUNTO, FICA!!!

O que é adestramento?
Se você possui um cão e quer adestrá-lo, primeiro pense se você sabe o que a palavra "adestramento" significa. Peguei meu antigo dicionário Silveira Bueno e vi a definição de adestramento como treinamento, exercício. É isso que você quer para seu cão? Qual treinamento? Que tipo de exercício? Era isso mesmo que você estava pensando quer queria para seu cão quando pensou em adestrá-lo? Não, você está fazendo isso errado! Diga o que você quer! O que quer que seu cão faça ou não faça? Como você quer que seja este treinamento? Assim, fica mais fácil de encontrar um profissional que supra as suas expectativas. 
É difícil definir o que é adestramento. Cada dono quer uma coisa e não acho bom um adestrador chegar ao dono com uma proposta de adestramento fechada, dizendo: eu adestro cães e os ensino a sentar, deitar, andar junto, ficar e vir quando você chama. Acho estes comandos puros inúteis por si só quando não estão dentro de um contexto.
O que eu faço é inserir estes comandos básicos dentro do cotidiano do cão, facilitando a relação entre o dono e seu cão. Assim, garanto que as aulas serão úteis ao dono que continuará praticando os comandos com seu cão, mesmo quando eu não estiver mais lá.
Além disso, os comandos atuam na relação hierárquica existente entre o dono e seu cão, resolvendo os problemas existentes entre eles; além de deixar os cães mais felizes e os donos mais satisfeitos em terem cães!

...dúvidas??? Coloquem suas questões em forma de comentários no espaço abaixo que eu as responderei.



5 comentários:

  1. Adestrar depende do contexto e da utilidade do cão. Se for um cão de guarda adestra de um jeito, se for de companhia de outro. Concordo com você. Afinal cada dono é um dono assim como cada cacorro é um cachorro diferente.

    ResponderExcluir
  2. Eu queria saber qual a diferença do comando "junto" e "aqui" e qual é mais usado no dia-a-dia de um cão de companhia.

    E eu queria perguntar, quais são os prós e contras de ser adestradora.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 14 anos, amo muito animais pricipalmente cachorros, tenho um poodle com cocker que eu estive tentando treinar. Consegui ensinar ele a sentar, dar a patinha, ficar e pegar a bolinha.
    Eu queria trabalhar com animais quando crescer e pensei ser adestradora ou veterinaria e como não tenho muito contato com adestradores resolvi perguntar pra voce, se voce aconselha o adestramento.
    Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Cara "colega de 14 anos", ser adestradora é o máximo. Aprendo coisas novas todos os dias e é muito gratificante poder facilitar a vida das pessoas melhorando a relação dela com os outros animais da casa. Eu adoro adestrar e acho que ser bióloga foi fundamental para eu ver o mundo como vejo e adestrar da maneira que eu adestro.
    Se quiser conversar mais, pode me adicionar no facebook "Adestradora Sofia" que nos falamos e te apresento outras adestradoras.
    Disponha...

    ResponderExcluir
  5. Jéssica. Os comandos são apenas palavras utilizadas como um comando de voz que foi associado a alguma atitude do cão. Então, eu dizer "aqui", dizer "come" em inglês ou dizer "batatinha frita", tanto faz para o cão se eu ensinar para o cão que aquele comando significa tal coisa. Então, nunca se esqueça que o vocabulário do cão é sempre se acordo com o que você associa às palavras.
    Logo, cada adestrador ensina de um jeito.
    ***Eu, particularmente, uso o "aqui" para chamar o cão em qualquer situação. Para ele vir até mim! Considero este um dos comandos mais difíceis de serem ensinados e ficarem perfeitos para qualquer situação.
    ***Já o "Junto" eu uso para o passeio, onde o cão deve andar ao lado do condutor. Existem vários tipos de junto. O junto que o cão carrega o dono, o que o cão leva o dono para passear, o que o cão anda ao lado do dono e a 1m dele, o que o cão anda mudando de lado atropelando o dono, o que o cão anda a um palmo da perna do dono e o que ele anda a 4 dedos da perna do dono. Isso tudo considerando o critério distância. Considerando atenção, o cão pode estar olhando para o dono o tempo todo, cheirando o chão o tempo todo, ou atento em coisas a longa distância. Para alguns profissionais, o cão de trabalho deve estar colado na perna do condutor, sempre olhando para o rosto dele. Qual é o seu tipo de junto?

    O mesmo pode ocorrer para o "aqui" ou "vem" ou "nome do cão". Ele pode vir, dar uma passadinha e ir embora. Ou pode vir, sentar e ficar olhando para você esperando o que você quer...

    ResponderExcluir